A MANGALARGA

O QUE É

O cavalo Mangalarga teve sua origem no cavalo da Península Ibérica. Os cavalos trazidos pelos colonizadores do Brasil eram das raças Alter e Andaluz.

Com a vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil, foram também trazidos os melhores espécimes da Coudelaria Real de Alter do Chão, fato que desempenhou papel decisivo na formação da raça, pois os reprodutores trazidos nesta viagem, assim como seus descendentes foram muito utilizados pelos criadores da época para o melhoramento de seus rebanhos.

Como esses criadores procuravam animais para o trabalho nas fazendas (lida com o gado) e para o esporte (na época, a caçada do veado), desenvolveu-se uma raça dotada de qualidades imprescindíveis a tais finalidades, como:

- bons andamentos;
- resistência;
- docilidade e nobreza de caráter.

Além disso, foram feitos cruzamentos com as raças Puro Sangue Inglês, Árabe, Anglo-Árabe e American Saddle Horse.
Assim sendo, desde a sua origem , o cavalo Mangalarga foi selecionado como animal de trabalho (lida com o gado) e esporte (na época, a caçada de veado).
Com a fundação, em 1934, da Associação de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga, que posteriormente passou a chamar-se Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga, foi delegada à mesma, por ato do Ministério da Agricultura, a atribuição de efetuar o registro genealógico da raça, dentro de um padrão existente na época, baseado na elite dos animais existentes. Nas instruções para Registro Genealógico organizadas pelo Conselho Técnico daquela época, em seu artigo 7º dizia: " O cavalo Mangalarga, à medida que for melhorado, adquirirá formas mais harmoniosas no seu conjunto, desenvolvendo-se seus atributos de resistência e agilidade, de maneira a torná-lo um animal de sela por excelência, onde as qualidades seja aproveitadas nos trabalhos de campo e nos esportes".

Desde então, a ABCCRM vem imprimindo orientações para o melhoramento e seleção de Mangalarga, objetivando-se enquadrá-lo no conceito atual do moderno cavalo de trabalho e esporte, mantendo-se as características peculiares à Raça, principalmente no que se refere ao seu andamento característico, a marcha trotada.

Definimos o Mangalarga como um cavalo de sela por excelência, com finalidades definidas (trabalho e esporte). Vale ressaltar que, na apreciação de um cavalo de sela, independentemente da raça, é necessário que se procure umas tantas qualidades que são indispensáveis à finalidade. Assim, nos baseamos no chamado Modelo Universal do Cavalo de Sela.

É importante lembrar que a conformação considerada academicamente correta para o cavalo de sela representa a adaptação natural deste animal, durante milhares de anos, ao trabalho e desempenho que se exigiram dele.
Vale ressaltar que, embora sujeita a pequenas variações de acordo com a finalidade específica de cada raça, é com base nesta conformação ideal que hoje se promovem as seleções das diversas raças eqüinas, indistintamente, em todos os países.

Dentro deste conceito, podemos dizer que, em linhas gerais foram fixadas as seguintes qualidades no Cavalo Mangalarga:

I. - MORFOLOGIA

1º - Frente leve, com pescoço bem dirigido e descarnado - Proporciona facilidade de movimentos, jogando o centro da massa Cavalo mais Cavaleiro para trás, permitindo maior facilidade de engajamento dos posteriores.

2º -Paleta inclinada e comprida - A boa inclinação e comprimento da paleta trazem muitas vantagens ao cavalo de sela, entre elas maior capacidade torácica; boa passagem de cilha e cernelha mais atrasada, que proporciona uma posição ideal ao cavaleiro.

3º - Tronco forte, com linha dorso-lombar retilínea e paralela à linha do solo; costelas amplas, e bem arqueados; lombo curto e boa cobertura de rim; peito amplo e profundo - a linha dorso-lombar retilínea proporciona uma distribuição uniforme na aderência entre o lombo do animal e o suadouro do arreio; as costelas amplas, e bem arqueadas dão ao cavaleiro segurança ao montar; o lombo curto e boa cobertura de rim tem como vantagens o não ress

     

 

O HARAS   ANIMAIS À VENDA   MATRIZES   REPRODUTORES   LOCALIZAÇÃO   CONTATO
Haras Itapé 2016 ® Todos os direitos reservados
Desenvolvido por MMBuzzo / RRO