UM POUCO DA HISTÓRIA DO HARAS ITAPÉ

Localizado as margens da Rodovia Washington Luis (SP- 310), no km 192 Sul, no município de Corumbataí, entre as cidades de Rio Claro e São Carlos, a cerca de 180 km da capital Paulista, o Haras Itapé se dedica 
à criação, comercialização e seleção de cavalos da raça Mangalarga de pelagem Pampa.

A história do Haras Itapé começou em 2007, quando um grupo de amigos se reunia nos sábados nas dependências do sítio Vale Verde para se divertir e relaxar. Nestes encontros era comum fazer cavalgadas pela manhã pelas redondezas, antes do tradicional churrasco com direito a partidas de truco até o final do dia. Para atender a todos foram comprados alguns cavalos, de modo que todos pudessem desfrutar adequadamente das cavalgadas e foi exatamente aí que teve início o interesse por este incrível animal.

    Grupo de amigos saindo para cavalgar em 2007

Foram muitas as discussões sobre qual era o melhor, mais adequado, mais confortável e mais dócil para atender às necessidades do grupo, ou seja: fácil manejo, bom de sela para passeios, cavalgadas e demais serviços do sítio.

Dessas muitas conversas surgiu a decisão de um dos participantes (Marco Aurélio Mestrinel) de comprar uma linda potra Mangalarga Paulista, com pelagem pampa de castanho e carinhosamente chamada de Belíssima, que acabou sendo o marco inicial do “Projeto Haras Itapé” e da escolha pela raça Mangalarga.

      

Depois disso, a paixão pelos cavalos, pela raça Mangalarga e pela beleza da pelagem pampa tomou conta de todos, sendo que Geraldo Fernandes Jr e Enio Wetten se juntaram ao Marco Aurélio, e decidiram adquirir algumas matrizes, todas registradas, com boa morfologia e de excelente índole, que foram cruzadas com sêmen do garanhão homozigoto pampa de preto Jyan de Jaó, pertencente ao Haras Garden, tradicional criador de cavalo pampa. Estava fundado o Haras Itapé.

O resultado foi o nascimento do primeiro produto do projeto, um potro macho nascido em 27/12/2008, chamado Apolo do Itapé, hoje em processo de doma e treinamento.

     

    Apolo do Itapé em 2008 e com 2 anos

O sonho do haras e a paixão pelos cavalos foram crescendo e com o aumento do número de animais, foi necessário um local mais adequado para continuar o empreendimento, e no início de 2010 foi adquirido um antigo haras já todo estruturado e com excelentes instalações como baias em alvenaria, piquetes, redondel e demais dependências onde funciona hoje o Haras Itapé.

Descrição: D:\arquivo wettenel\Cavalos\Haras Itapé\haras Itapé fotos\DSC01677.JPG     Descrição: D:\arquivo wettenel\Cavalos\Haras Itapé\haras Itapé fotos\DSC01667.JPG

Descrição: D:\arquivo wettenel\Cavalos\Haras Itapé\haras Itapé fotos\DSC01873.JPG     Descrição: C:\Users\Win7\Pictures\fotos 2505\DSC05024.JPG

Descrição: D:\arquivo wettenel\Cavalos\potro Tunísia X Javalí (12-12-2010)\potras 019.jpg     Descrição: C:\Users\Win7\Pictures\cavalos\PB270134.JPG

Ainda em 2010, decidiu-se por adquirir um garanhão de características morfológicas e funcionais reconhecidas,  com o objetivo de melhorar a genética e qualidade do plantel.

Assim foi escolhido o belíssimo garanhão pampa de preto, comprovadamente homozigoto: Javally do Jaó, comprado do tradicional Haras Jaó em Sorocaba de propriedade do Sr. Jamir Alves de Oliveira, um dos pioneiros no refinamento da pelagem pampa, sendo bastante conhecido e respeitado pelos criadores de pampa exatamente pela qualidade de seus animais.

     

 

O HARAS   ANIMAIS À VENDA   MATRIZES   REPRODUTORES   LOCALIZAÇÃO   CONTATO
Haras Itapé 2016 ® Todos os direitos reservados
Desenvolvido por MMBuzzo / RRO